quarta-feira, junho 21, 2006

Para os mais distraídos...

Agora a Confap vem colocar alguma água na fervura... pois, já não é avaliar professores mas sim, apreciar a sua relação com os alunos... Quem leu o documento nunca viu naquela última alínea h)... a palavra avaliação! O que aconteceu foi propaganda para esconder os outros pontos de maior relevância...
Por exemplo, ninguém fala (só os menos distraídos!) que a proposta do ECD não contempla o vocábulo ensinar... é extraordinário! Isto sim, deveria constituir motivo de preocupação para os encarregados de educação!
O Professor Nuno Crato refere, por exemplo, que "Entre as muitas funções atribuídas aos professores pelo novo ECD não figura aquela que deveria ser a primeira de todas, ou seja, ensinar. (...)Ora a avaliação é necessária. Mas quem escreveu o novo estatuto da carreira docente liquida toda a capacidade de avaliação dos professores. Trata-se do artigo [36º-2], aquele que estipula quais são as funções dos professores. E as funções dos professores deixaram de ser ensinar. (...) aparecem transformados em animadores culturais, em mediadores entre a família e a escola, etc. Aliás, curiosamente, a palavra "ensinar" não aparece uma única vez no documento que tem 55 páginas." (*)
Nota-se que, de um de um momento para o outro, toda a gente começou a contorcer a língua perante as câmaras da televisão, na esperança de poder dar autografos a outros invejosos.
Governar sobre a égide da propaganda é o pior veneno para a Democracia.
Quero realçar um pequeno descrédito (entre muitos!) de uma encarregada de educação. Ele ilustra as fragilidades que a nossa terra atravessa.

(*) Nuno Crato sobre a escola, na revista Pública de 18 de Junho de 2006

1 Comments:

Blogger Francisco Castro said...

A situação é tão grave que é necessário levantarmos a voz contra estes senhores (sucessivos ministros) que acabaram com a educação em Portugal.
Estes senhores têm que ser confrontados pelos seus actos, pelos autenticos crimes que estão a cometer contra o nosso país!
A Educação é muito séria para serem entregues a destituídos como os actuais sec de estados e ministra. Ainda temos gente competente ( não politicos) como Nuno Crato, Fatima Bonifacio etc que podem aajudar a dar um novo rumo.É tempo de dizermos : Basta! senhoras como esta ministra (que curriculo tem?) tem que ser CORRIDOS! Esta gentalha (politicos do bloco central) já fez muito mal ao país. Acordem senhores!!!! despertem a vossa cidadania!!! deixem-se de medos!! do politicamente correctos!!! ergam a cabeça!!! lutem pelo futuo dos nossos filhos!!!

10:17 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker