segunda-feira, junho 19, 2006

Ainda a Educação, a Avaliação e algumas perplexidades que me surgem

Andava eu muito entretido a ver aqui o Relatório sobre o Orçamento de Estado para 2006 , quando se me deparou o quadro da pág 220 .




Mais tarde, noutras divagações, pelo Tribunal de Contas apareceu-me o lindo quadro seguinte :


Foi nessa altura que, vá lá saber-se porquê, reparei que a despesa(323 milhões de euros- aprox. 64 milhões de contos) da construção de seis estádios de futebol para o Euro 2004 foi igual ao valor (também 64 milhões de contos) que vai ser atribuído ao Ensino Particular e Cooperativo. Ou seja, esse sector absorve por ano um Euro 2004 do tal betão que tantos de nós consideramos um desperdício.

Mas as minhas divagações, já só em pensamento, levaram-me mais longe. Levaram-me a pensar que muito daquele ensino particular e cooperativo ministra os mesmos cursos e nas mesmas localidades que o ensino público. Lembrei-me dos colégios afamados que só os meninos filhos de pais endinheirados podem frequentar que reclamam e obtêm uma parte daquele montante, pago por mim e outros como eu, sem posses para ter os seus filhos aí. Ou dos inúmeros cursos de Direito por esse país, cujos alunos não vão ter emprego senão a ganharem tanto como um caixa de hipermercado, se tiverem sorte. Depois pensei se seria assim que Portugal aproveitaria bem os seus dinheiros para criar “massa cinzenta” ? E duvidei.

Até que as divagações me levaram longe demais.

Raio de cabeça tonta a minha que não sossega !

Não é que me lembrei que os professores do Ensino Público vão ser avaliados individualmente em QUATORZE pontos e a mesma entidade que exige tão completa avaliação dos seus funcionários não avalia os do Ensino Particular e Cooperativo ? Ou seja, limita-se a entregar o meu/nosso dinheiro em nome não sei de que Educação. Mas a coisa piorou. Desta vez virei-me para as criancinhas do que se chamava Escola Primária e da famosa introdução do Inglês nesse nível de ensino. Lembrei-me de dois concelhos vizinhos, um contratou professores directamente pagando-lhes um certo valor por hora, o outro firmou um acordo com um Instituto de Línguas, destes que são referidos aqui, na pag 218

promoção do ensino experimental das ciências no ensino básico, quer através do Programa Ciência Viva quer de um programa de formação contínua nesta área; generalização do ensino do Inglês nos 3º e 4º anos do 1º ciclo, como oferta educativa extra-curricular, de forma progressiva, através de um modelo flexível e descentralizado envolvendo Autarquias, Associações de Professores, Institutos de Línguas e outras entidades que reúnam os requisitos necessários;"

E logo esse instituto foi contratar professores a metade do valor que o concelho adjacente paga directamente. E de novo pensei para onde ia o meu dinheiro e também que o azul é uma cor muito bonita , especialmente para sacos. Nem falando que esses professores vão ser avaliados em quantos pontos ? Se calhar aqui já não é preciso, eu é que sou um ignorante.
Enfim, mais vale dormir que a cabecinha cansa-se e eu devo ser demasiado estúpido para compreender estas coisas. Felizmente que há pessoas generosas que me deixam participar na Educação….pagando.


V.M.

Nota: A numeração de páginas indicada é a dos ficheiros PDF, não a impressa nos próprios documentos


1 Comments:

Blogger alexandre osório said...

olá...
muito obrigado pelo contributo de cidadania...ainda que pouca gente saiba o que é!
Gostava de ver a TV da nossa terra a abrir os serviços noticiosos com estas realidades...
e até aceitava que a sra ministra da educação trouxesse os seus famosos gráficos...
compreendo as regalias dos jornalistas para estarem calados...
vamos até espanha...e fiquemos por lá... temos combustível mais barato (até a GALP!), maternidades!... e outras coisas...
portugal é uma terra de malandos...

12:20 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker