reflectir com linhas...
“Frequentemente, em debates sobre a educação, os interlocutores sentem que atribuem à ideia que apresentam uma interpretação diferente daquela que é criticada.
Para dar um exemplo, refira-se o estafado «ensino centrado no aluno» que, para muitos, é visto apenas como uma vontade de educar o jovem tendo em atenção às sua capacidades e gostos, ao invés de o obrigar a aprender as matérias sem consideração pelas suas necessidades futuras, pelo seu desenvolvimento ou pelos seus gostos e características. Todas estas preocupações são louváveis, mas com moderação de não as tornar centrais, ou seja, de não permitir que se esqueçam os objectivos e conteúdos curriculares, e tudo o que o jovem necessita para ser chamado a uma vida activa crítica e informada.”
(Excerto do livro O “Eduquês” em Discurso Directo de Nuno Crato, Ed. Gradiva)
Para dar um exemplo, refira-se o estafado «ensino centrado no aluno» que, para muitos, é visto apenas como uma vontade de educar o jovem tendo em atenção às sua capacidades e gostos, ao invés de o obrigar a aprender as matérias sem consideração pelas suas necessidades futuras, pelo seu desenvolvimento ou pelos seus gostos e características. Todas estas preocupações são louváveis, mas com moderação de não as tornar centrais, ou seja, de não permitir que se esqueçam os objectivos e conteúdos curriculares, e tudo o que o jovem necessita para ser chamado a uma vida activa crítica e informada.”
(Excerto do livro O “Eduquês” em Discurso Directo de Nuno Crato, Ed. Gradiva)
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